Jesus e os impostos

Levi (Mateus)

Este pequeno artigo não tem a intenção de ser referência teológica para um tema tão controverso como esse: o cristianismo e os impostos.

Você não precisa crer no Jesus (Deus) nem ao menos, no Jesus (histórico) mas tão somente entender a mensagem bíblica ao ponto que, ela de forma alguma legitima o espólio institucionalizado.

Jesus e a sociedade da época, entendiam como erro o fardo lançado as costas das pessoas pelo Estado, no entanto, a intervenção que Jesus fazia era tão somente no campo espiritual, convidando o pecador a conversão.

Total atenção deve ser dada ao que os próprios cobradores de impostos achavam de si mesmos: certeza de estarem em erro e consciência da prática de roubos.

Por isso, não cabe a quem quer que seja, em nome de Jesus, tentar legitimar os abusos cometidos pelo Estado que é tão somente, opção meramente humana.

Leia os dois trechos a baixo assista os vídeos e entenda melhor

“Mateus, vem e segue-me!”

LUCAS 5

27 Depois disso, Jesus saiu, e viu um cobrador de impostos chamado Levi, que estava na coletoria. Jesus disse para ele: “Segue-me!” 28 Levi deixou tudo, levantou-se, e seguiu a Jesus. 29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí numerosa multidão de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30 Os fariseus e seus doutores da Lei murmuravam, e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com pecadores?” 31 Jesus respondeu: “As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. 32 Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores para o arrependimento”.

 

“E se eu tirei de alguém, pagarei de volta tudo que roubei”

Lucas 19

“Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. 2.Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. 3.Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. 4.Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. 5.Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. 6.Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. 7.Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador… 8.Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. 9.Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. 10.Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.”
São Lucas, 19 – Bíblia Católica Online

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/19/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *