O maior esquema de pirâmide do Brasil

Sick Old Man

Está em acalorada discussão no país a chamada reforma da previdência. A discussão no seio político e nas redes sociais dividiu as pessoas em dois grupos, os favoráveis à reforma e os contrários a ela. Contrário ou não à reforma, o fato é que o INSS deveria ser extinto.

A questão é complexa pois envolve fatores sociais e humanos como pensão por morte, pensão por invalidez e casos similares, no entanto o modelo é falido e de qualquer forma vai quebrar.

A previdência é insustentável pois não é um investimento, é um esquema de pirâmide financeira, onde os jovens trabalhadores sustentam os aposentados de hoje e futuramente esperam ser sustentados.

A população está envelhecendo, menos jovens entram no mercado e mais o aposentado vive, aumentando o déficit das contas da previdência. É uma conta que há décadas não fecha.

Poderia ser criado um fundo para contemplar casos de invalidez e pensão por morte e a previdência ser totalmente privada e obviamente não compulsória como é hoje, cada um deve ser responsável pelo seu próprio sustento fazendo um investimento todo mês em uma previdência privada para no futuro, colher com juros compostos, o fruto do seu trabalho.

Como o brasileiro médio tem pouca instrução financeira e as classes mais pobres menos ainda, seria importante que o governo levasse instrução a essas pessoas e dessem a elas a opção de escolher ao invés de obrigá-los a aderir um programa de pirâmide financeira que mais cedo ou mais tarde irá colapsar.

A questão é que num modelo livre o governo não vai ganhar e os sindicatos também não, apenas o cidadão comum, sendo assim é necessário ser mais enfático na luta por um modelo financeiro mais livre e com menos entraves, pois o parasitismo sempre tentará atrapalhar de alguma forma o desenvolvimento econômico de uma população.

Eduardo Ribeiro
Liberdade, liberdade, abre asas sobre nós. :-D

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.